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Implantação de processos de compra trará 12% de economia

06/06/2018 - Quarta
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O trabalho que vem sendo feito pela Gestão Descomplicada Consultoria no Clube Náutico Capibaribe, visando à modernização da gestão, teve a sua primeira etapa concluída. O projeto contempla a reestruturação de seis áreas de negócio: Administrativo/Financeiro, Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Esportes Amadores e o Centro de Inteligência Náutico.

A primeira área de negócios trabalhada foi a Diretoria Administrativo-Financeira. Os consultores realizaram um breve diagnóstico da área, e priorizaram o processo de Compras. Foi promovida uma série de análises e levantamento dos principais gargalos operacionais do processo, como ausência de formalização, imprevisibilidade e imprecisão de demandas, comprometimento do fluxo de caixa.

As metas para o Departamento de Compras, com todos os processos implantados, são de redução de 12% no custo de compras de materiais e obter 90% de exatidão entre os itens solicitados X comprados. Para a reestruturação do processo de compras, foram construídos seis instrumentos gerenciais e desenvolvimentos da equipe de gestão:

Diagrama de Escopo de Interface de Processo: Ferramenta gerada para delimitar as fronteiras do processo (entradas/insumos do processo, quais as saídas, qual a cadeia de suporte do processo e o que regula o processo).

Diagramas de fluxo: Detalhamento gráfico das atividades de forma encadeada realizadas por cada ator do processo.

Política de compras: Conjunto de regras que ajudam a controlar o processo de compras e aplicar sua estratégia de negócios para aquisições em geral.

Manual do processo: Documento necessário para operar e gerenciar o processo.

Planejamento anual de compras: Instrumento norteador e identificador das necessidades de compras das áreas de negócios.

Padronização de instrumentos: Elaboração da requisição de materiais, mapa de compras.

Após a primeira reunião de resultados, são esperados os seguintes ganhos: estruturação do almoxarifado do central; definição de papéis e responsabilidades para cada envolvido no processo; maior previsibilidade de compras com a implantação das janelas de compras; e controle na quantidade de compras emergenciais.

Comunicação CNC

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